Bíblia: A Palavra de Deus é fonte de vida plena para todas as pessoas.
Cruz: Expressa a morte e a ressurreição de Jesus sinal de salvação e esperança.
Eucaristia: É a fonte e o ápice da vida da Igreja.
Rede: Recorda a rede de pesca de Pedro (Cf. Jo 21,4-14) e a rede das nove Comunidade-Igreja unidas ao redor de Cristo;
Pomba: Simboliza a presença do Espírito Santo conduzindo a Igreja nos caminhos da missão.
Espigas de trigo: forma de círculo, dando sentido de unidade do trabalho.
HISTÓRICO
1999
No dia 10 de novembro é criada a Paróquia Cristo Operário por Dom Paulo Moretto, até então bispo diocesano, fazendo parte da Paróquia as seguintes comunidades: Cristo Operário, Bairro Planalto Frente; Nossa Senhora Aparecida, Bairro Planalto I; Nossa Senhora de Caravaggio, Bairro Planalto II; Santos Anjos, Bairro Bela Vista; Menino Jesus de Praga, Vila Mary; Santa Clara, Jardim La Paloma; Nossa Senhora de Fátima, Cohab São Victor, Imaculado Coração de Maria, São Victor-Cohab Baixo; São Victor e Corona, 5ª légua.
“Para que esta nova Paróquia seja não só mais uma, mas nova e responda às necessidades atuais e aos sinais dos tempos, não terá uma Igreja Matriz e assim poderá melhor conseguir ser uma rede de comunidades, comunhão de comunidades irmãs”, nos diz o decreto de criação.
Teve como primeiro pároco, o padre Adilson Zílio, auxiliado pelo Diácono Rogério Luiz Contini, que no 2000 foi ordenado sacerdote e continuou a auxiliar em nossa paróquia.
2000
Em 12 de novembro, foi celebrado o primeiro ano da criação da Paróquia, com uma Missa na comunidade Cristo Operário animada pelo grupo de jovens e a participação de todas as comunidades da Paróquia.
2001
Aconteceu na Paróquia as Santas Missões Populares com o tema “Seu Batismo é fonte de vida".
2002
Padre Adilson se despede da Paróquia assumindo o trabalho na Frente Missionária da Diocese, em Jaru-Rondônia.
Passa a fazer parte da equipe sacerdotal da Paróquia, o padre Nivaldo Pauletti, sendo acolhido em março deste ano.
2002
Em julho, houve um encontro na comunidade Cristo Operário da Pastoral da Criança das dioceses Interleste, que na época correspondia a Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Osório) com a Dra. Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. A paróquia foi presenteada com uma máquina de fazer multimistura.
2002
Celebrou-se o terceiro ano da criação da Paróquia com um almoço no dia 24 de novembro na comunidade São Victor e Corona unindo as comunidades. O almoço teve também o objetivo de arrecadar fundos para a troca de um dos carros, e assim atender melhor o nosso povo.
2003
Padre Nivaldo é designado como missionário na Bahia, e padre Melchior Esaú Stuani vem fazer parte da equipe sacerdotal da Paróquia, sendo acolhido em fevereiro.
2004
É nomeado como coordenador da equipe sacerdotal da Paróquia, o padre Carlos Augusto Bertotti.
2005
Padre Melchior é transferido para trabalhar em São Marcos, e vem auxiliar em nossa Paróquia o padre Norberto Luis Coltro.
Houve também neste ano, a troca de endereço da residência dos padres e da secretaria paroquial para junto da Comunidade Santos Anjos, visando facilitar o acesso das pessoas e melhor atendimento.
2005
Após um período de preparação e organização, iniciou neste ano, as Missões Populares com o tema “Queremos ver Jesus: Caminho, Verdade e Vida”. Se prolongou durante os anos de 2006, 2007, 2008 e finalizando em 2009.
2005
Realizado pela primeira vez o 1º Encontro de formação e integração dos catequistas da Paróquia. Como símbolo, foi escolhida a rosa, que lembra a beleza da vocação de ser catequista, mas também os espinhos que lembram a árdua tarefa do catequista. Este encontro começou a ser realizado todos os anos, no dia do catequista no mês de agosto.
2007
Padre Norberto é transferido para atuar na Paróquia São Ciro. Passa a fazer parte da equipe sacerdotal da Paróquia o padre Ademar Pelegrini.
2009
Ao completar 10 anos de criação da Paróquia, as comunidades se reuniram para uma grande missa festiva na comunidade São Victor e Corona no dia de Cristo Rei e das vocações leigas.
2011
Padre Darlan Silvestrin passa a auxiliar na Paróquia, uma vez que padre Ademar se despede assumindo o trabalho em uma nova Paróquia.
2013
Em junho deste ano, aconteceu o encontro anual dos jovens da etapa do Crisma da catequese de nossa Paróquia na comunidade São Victor e Corona.
Os jovens puderam participar de oficinas, bem como realizar uma bonita integração.
Esse encontro passou acontecer em todos os anos trazendo assim uma nova experiência para os jovens.
2013
Padre Darlan se despede da Paróquia, e passa a ajudar o padre Elói Conte Rech.
2014
Encerrando as suas atividades em nossa paróquia, despediu-se o padre Elói, vindo fazer parte da equipe sacerdotal o padre Evair Ongarato.
2015
Com a transferência do padre Evair, passa a auxiliar na paróquia o padre Jocimar Romio.
2015
Em novembro, houve a visita da réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em todas as comunidades da Paróquia.
2016
Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco.
Em nossas comunidades houve a meditação da Via da Misericórdia, onde com o auxílio de figuras que lembram as obras de misericórdia corporais e espirituais, o povo de Deus pode vivenciar melhor esse momento envolto na misericórdia de Deus.
2016
No dia 04 de dezembro, a igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida é solenemente dedicada pelo Padre Jocimar Romio, delegado episcopal, após um grande esforço de toda a comunidade no cuidado para com sua casa espiritual. No altar foi depositada a relíquia de São Francisco Xavier.
2017
Padre Jocimar se despede da Paróquia e passa a auxiliar no Santuário de Caravaggio em Farroupilha-RS. Assume como Vigário da Paróquia, o padre Moacir Canal, auxiliando apenas nos finais de semana e residindo no Centro Diocesano de Formação Pastoral.
2017
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro deste ano aconteceu a visita pastoral do nosso então bispo diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni. A visita foi realizada nas comunidades da Paróquia, escolas, clube de mães, Pastoral da Criança, além de encontros com as lideranças das comunidades.
2018
Neste ano, passou a ser Vigário Paroquial o padre Paulo André Romani.
2019
Em maio deste ano, padre Paulo se despede da paróquia. Padre Agenor da Rocha é acolhido como Vigário Paroquial.
2019
No dia primeiro de dezembro aconteceu uma belíssima celebração reunindo todas as comunidades, onde se comemorou os 20 anos da nossa Paróquia e também os 25 anos de sacerdócio do padre Carlos Augusto Bertotti.
Além do povo de Deus, houve a presença de sacerdotes amigos e que auxiliaram em nossa Paróquia.
Esse momento foi preparado com celebrações anteriores nas comunidades, onde cada uma pode também fazer memória de sua trajetória.
2020
A Paróquia acolho como novo pároco, o padre Jaime Luiz Gusberti, e como vigário paroquial, o padre Jairo Luiz Gusberti.
2020
Com a pandemia da COVID 19 todas as atividades foram suspensas. As missas começaram a serem transmitidas via o Facebook da Paróquia diariamente, sendo retomadas gradualmente em maio deste ano.
2020
Ainda com algumas restrições por conta da pandemia da COVID 19, houve na paróquia uma belíssima celebração de Corpus Christi com a participação das comunidades e procissão motorizada passando pelas igrejas das comunidades da Paróquia.
2021
Em 16 de outubro, foi solenemente consagrado o novo altar e abençoado o novo ambão da igreja da comunidade Nossa Senhora de Caravaggio no bairro Planalto. Com alegria, o povo de Deus dessa comunidade acolheu o bispo diocesano, Dom José Gislon, para essa belíssima celebração.
2021
Com alegria, após um período de reforma e preparação, a comunidade Cristo Operário dedica o Altar e a sua igreja, sendo celebrante o bispo diocesano Dom José Gislon. A celebração aconteceu no dia 14 de novembro com uma expressiva participação da comunidade.
2021
Aconteceu no dia 25 de novembro a Assembleia Paroquial de Pastoral, após um período de preparação no conselhos e também da pré-assembleia em 23 de outubro. Nesta assembleia foram estabelecidas 3 prioridades de trabalho para o triênio 2022 a 2025.
2022
Teve início o Terço dos Homens em nossa Paróquia. Ele acontece de forma itinerante em todas as comunidades, sempre na terceira quinta-feira do mês, às 20h.
2024
No ano de 2024, a Paróquia Cristo Operário completa 25 anos de criação.